| Hapi em hieróglifos |
|---|
Hapi , às vezes transliterado como Hapy , é um dos quatro filhos de Hórus na religião egípcia antiga , retratado na literatura funerária como protegendo o trono de Osíris no submundo. Hapi era filho de Heru-ur e Isis ou Serqet . Ele não deve ser confundido com outro deus de mesmo nome . Ele é comumente retratado com a cabeça de um babuíno hamadryas e tem a tarefa de proteger os pulmões do falecido, daí a representação comum de uma cabeça de babuíno hamadryas esculpida como a tampa do frasco canópico que continha os pulmões. Hapi, por sua vez, é protegido pela deusaNéftis . [1] Quando a sua imagem aparece no lado de um caixão, ele é geralmente alinhada com o lado destinado a face norte. [2] Quando as práticas de embalsamamento mudavam durante o Terceiro Período Intermediário e os órgãos mumificados eram recolocados dentro do corpo, um amuleto de Hapi seria incluído na cavidade do corpo. [2]
Como o afogamento era a forma de morte associada aos pulmões, a divindade ganhou o nome de gansos, em referência à flutuação na água. A grafia de seu nome inclui um hieróglifo que se pensa estar ligado à direção de um barco, embora sua natureza exata não seja conhecida. Por esse motivo, ele às vezes estava conectado à navegação, embora as primeiras referências o chamem de grande corredor, como abaixo, no Spell 521 dos Coffin Texts .
Como um dos quatro pilares de Shu e um dos quatro lemes do céu, ele foi associado ao Norte, e é especificamente referenciado como tal no Feitiço 148 do Livro dos Mortos .