quarta-feira, 5 de maio de 2021

VOVÓ MARIA CONGA ME CONTOU

 


Pode ser uma imagem de 1 pessoaEu nunca esqueço a história que vovó Maria Conga me contou...

Ela falou:

Eu também Fui mãe!

Está recordação guardo dentro da alma!

Fechando os olhos, para mais claramente evocar a memória...

Dos dias de sua mocidade vovó Maria Conga se lembra dos filhos...

Que ela teve em vida!

Com lágrimas nós olhos ela contava!

Nenhum dos meus filhos que gerei viveu comigo...

Todos foram tirados de mim!

Comprar e vender escravos era, naquele tempo, uma coisa natural...

Ninguém perguntava a um negro comprado o seu passado...

Embalei o filho de muitos brancos!

Mas os meus mesmo não pude embalar, afagar o choro, educar...

Rendo minhas homenagens a essas mulheres extraordinárias...

Que tiraram o leite de seus filhos para alimentar e nutrir os filhos...

De seus algozes e lhes ensinou, além dos mistérios da vida...

O amor, a confiança, as crenças e os valores...

Que hoje são o alicerce das sociedades modernas...

Nenhuma nação será realmente grande em quanto não houver união...

Em quanto houver preconceito e tanta desigualdade social...

Para o Pai Maior somos todos iguais, e pirtanto somos todos irmãos...

(Vó Maria Conga)

Saravá Fraterno, Axé Filhos de Umbanda!

Pai Jonathas de Ogum.'.