São Jorge | ||
---|---|---|
Gravura por Albrecht Dürer
| ||
Megagalyr | ||
Nascimento | Século Juliano III e c. 280 Província da Capadócia , Império Romano . | |
Morte | 303 dC Nicomédia , Província da Bitínia , Império Romano . | |
Reverenciado em | Todo o cristianismo. | |
Santuário principal | Igreja de São Jorge em Lod , (atual Israel ) | |
Férias | 23 de abril (oeste) 6 de maio (leste) | |
Atributos | St. George's Cross | |
Patrocínio | ||
Questões | Em 1969 , Paulo VI tornou opcional o culto a São Jorge nos santos da Igreja Católica , embora em muitas igrejas ele não seja venerado como santo, uma vez que o manteve em um nível opcional, a devoção popular não diminuiu, com exceção de Católicos Tradicionalistas Na Igreja Ortodoxa, ele ainda é reverenciado como um Santo Maior. | |
George da Capadócia (em grego , Γεώργιος Georgios ; no siríaco clássico , war Giwargis ; em latim , Georgius ) é o nome de um soldado romano da Capadócia (na atual Turquia ), mártir e mais tarde santo cristão. Ele acredita-se que viveu entre 275 ou 280 e 23 de abril de 303 . Ele é considerado parente de Santa Nina .
Sua popularidade na Idade Média o levou a ser um dos santos mais reverenciados em diferentes crenças cristãs e até - em um fenômeno de sincretismo - nas religiões afro-americanas e muçulmanas do Oriente Médio, especialmente na Palestina, onde o chamam de Mar Djíries (em árabe). Cristão) ou Al-Jádr (árabe cristão e muçulmano).
vida lendária de Jorge da Capadócia [ editar ]
A lenda - possivelmente originada no século IV - conta a história de Jorge, um romano que, após a morte de seu pai - Geroncio, oficial do exército romano - se mudou com sua mãe Policronia para sua cidade natal, Lydda - agora Lod , em Israel -. Lá, Policronia foi capaz de educar seu filho na fé cristã e, pouco depois de atingir a maioridade, ingressou no exército. Devido ao seu carisma , Jorge logo foi promovido e, antes de seu aniversário de 30 anos, ele era um tribuno e você come , sendo designado para Nicomedia como guarda pessoal do imperador Diocleciano (284 - 305 ).
Em 303 , o imperador emitiu um decreto autorizando a perseguição de cristãos em todo o império, que continuou com Galério ( 305 - 311 ). Jorge, que recebeu ordens para participar, confessou que também era cristão e Diocleciano ordenou que ele fosse torturado ao apóstata, embora sem sucesso. Por que a execução foi encomendado e foi decapitado fora dos muros de Nicomédia em 23 de abril de 303 . Testemunhas convenceram a imperatriz Alejandra e uma sacerdotisa pagã anônima a se converter ao cristianismoe se juntar a Jorge em seu martírio. Uma vez morto, o corpo de Jorge foi enviado a Lydda para ser enterrado.
Veneração como um mártir [ editar ]
A história anterior é, na melhor das hipóteses, duvidosa. No entanto, sua veneração como mártir começou relativamente cedo. Há notícias de histórias de peregrinos de uma igreja construída em Diospolis (a antiga Lydda ) em sua homenagem durante o reinado de Constantino I , que se tornou o centro do culto oriental de George.
Para os anos 518 - 530 , o arquidiácono e bibliotecário Teodosio relata que Diospolis era o centro da adoração de Jorge. Um peregrino anônimo de Piacenza menciona o mesmo em relação a 570 .
A igreja foi destruída em 1010 e mais tarde reconstruída pelos cruzados . Em 1191 e durante a Terceira Cruzada ( 1189 - 1192 ), a igreja foi destruída novamente pelas forças de Saladino . Uma nova igreja foi erguida em 1872 e ainda permanece.
Durante o quarto século , a veneração do santo se estendeu da Palestina ao resto do Império Romano do Oriente . No século V, sua popularidade atingiu a parte ocidental do império.
Canonização [ editar ]
Em 494, Jorge de Cappadocia foi canonizado pelo papa Gelasius I , mas o incluiu juntamente com "... aqueles cujos nomes são justamente reverenciados, mas cujos atos são conhecidos apenas por Deus ".
Essa afirmação não impediria a criação de várias histórias apócrifas sobre sua vida, várias delas cheias de milagres . Segundo a Enciclopédia Católica , o texto preservado mais antigo sobre a vida do santo é encontrado na Lei do Santuário , identificada pelos estudiosos como um palimpsesto do século V , " cheio de extravagâncias e maravilhas além da credibilidade ".
No final do século VI , o abade irlandês Adomnanus, da abadia da ilha de Iona, relata algumas das lendas orientais de Jorge coletadas pelo bispo gaulês Arkulf em sua peregrinação à Terra Santa em 680 .
Nos primórdios do Islã , o santo cristão se uniu - através do sincretismo religioso e cultural - ao profeta judeu Elias , ao pregador judeu samaritano Phineas e ao santo islâmico al-Hadr ("o verde", do hadir árabe ) para formar uma figura religiosa que foi e ainda é reverenciada no Oriente Médio.
O nome de al-HADR é mais comumente transliterado como al-Khidr ou al-Khadir , enquanto que para o espanhol - falando seria mais correto para al-Khadir ou Khidr .
A história de al-Jidr com o profeta Moisés no Alcorão árabe: al-Qur'an al-Karim, onde é chamado Musa, é encontrada na azora 18, Surat al-Kahf . É uma história mística e gnóstica do sufismo , a ciência esotérica do Islã.
Legend of the Dragon [ editar ]
No século IX, outra história popular aparece: São Jorge a cavalo como vencedor de um dragão . Essa história, que faz parte de A lenda dourada , também é conhecida como "São Jorge e o dragão" e é a provável origem de todos os contos de fadas sobre princesas e dragões no Ocidente .
Deve-se notar que a lenda é contada em várias partes da Europa (como o mito grego de Perseu) e na Ásia Menor como sua (e até no Japão , onde Jorge pode ser comparado ao deus do trovão Susano-oh). , para a princesa com a empregada Kushinada e o dragão com Yamata-no-Orochi ), então os detalhes variam de acordo com a tradição local.
Existe uma tradição cristã ortodoxa que coloca o encontro de São Jorge com o dragão em Beirute ( Líbano ), 1 onde ele é o santo padroeiro da cidade.
A lenda medieval ocidental começa com um dragão que faz um ninho na fonte que fornece água para uma cidade. Como conseqüência, os cidadãos precisavam remover diariamente o dragão da fonte para obter água. Então eles ofereceram um sacrifício humano diário que foi decidido aleatoriamente entre os habitantes. Um dia a princesa local foi selecionada.
Em algumas histórias, o rei aparece, seu pai, pedindo a vida de sua filha, mas sem sucesso. Quando ele estava prestes a ser devorado pelo dragão, Jorge aparece em uma de suas viagens (muitas vezes a cavalo ), confronta o dragão, mata-o e salva a princesa. Cidadãos gratos abandonam o paganismo e abraçam o cristianismo .
A história, uma vez considerada verdadeira, foi progressivamente abandonada. Por outro lado, poucos duvidam que contenha um rico simbolismo religioso, para o qual várias interpretações foram propostas.
- Uma antiga interpretação cristã do mito: George seria o crente, o cavalo branco a Igreja e o dragão representaria paganismo , idolatria , tentação e Satanás .
- Alguns historiadores leigos acreditam que a história tem raízes mais antigas que as cristãs. Na Capadócia , como uma das primeiras regiões a adotar o santo, pode ter havido uma integração de elementos pagãos . Um candidato ao antecessor de Jorge de Cappadocia é o deus Sabacio , pai celestial dos frígios , conhecido como romano por Sabazius . Argumenta-se que sua imagem a cavalo, varrendo uma cobra, seria a origem da imagem popular de São Jorge em um cavalo branco.
- Por outro lado, a história de Jorge e o dragão tem muitos elementos em comum com o antigo mito grego da princesa etíope Andrômeda e seu salvador e mais tarde marido Perseus , vencedor da górgona Medusa . Nos dois casos, há um dragão / górgona com sua decapitação, uma princesa e uma recompensa, em um caso, casamento; no outro, a conversão da cidade. Algumas das lendas sobre George e o dragão colocam a ação na Líbia (anteriormente, todo o norte da África a oeste do Egito ), ou seja, a ação em ambos os casos está situada em reinos "mágicos" distantes.
- Por fim, a origem pode estar em uma manifestação alternativa de Miguel Arcángel , responsável pelas hostes celestes. Em outras palavras, Georgius era a encarnação ou o avatar do Arcanjo Miguel , o comandante em chefe do exército do céu ( Josué 5: 13-15; Daniel 8:25, 10:13, 12: 1; Zacarias 3: 2 ; Judas Tadeu 1: 8; Apocalipse 12: 7)
Popularidade no Ocidente [ editar ]
Pode-se demonstrar que no reino Franco merovíngio, Jorge de Cappadocia já era venerado no século VI . [ citação necessário ] No entanto, não foi até a Alta Idade Média , o tempo das cruzadas e da cavalaria, quando o culto na Europa será estendido.
Jorge tornou-se o protetor dos cruzados na conquista de Jerusalém ( 15 de julho de 1099 ). Como milhares de Christi , ou seja, 'soldado de Cristo', ele se tornou patrono de cavaleiros e soldados e protetor de algumas ordens religiosas militares , como a Ordem Teutônica ( século XII ) ou os Templários .
Por volta do século XII, a lenda dourada se espalhou por toda a Europa. Jacopo de Varazze (circa 1230 - 13 julho de 1298 ), arcebispo de Gênova escreveu o Legenda sanctorum , uma coleção de fábulas sobre diferentes santos. A história de Jorge de Cappadocia se destacou entre outras. O livro, pelo valor que tinha aos olhos dos leitores do século XIII , acabou se tornando conhecido como Legenda Dourada ou Legenda Dourada .
As informações contidas em seus 177 capítulos (que são 182 em outras edições) são atualmente consideradas falsas, mas de notável valor literário. Estima-se que o livro tenha influenciado profundamente a extensão da lenda no Ocidente, tanto no nível popular quanto na literatura e pintura da Europa Ocidental .
Nos últimos séculos da Idade Média, Jorge tornou-se patrono de cidades, bairros e casas nobres; Ele também se tornou o primeiro dos 14 santos ajudantes como protetor de animais domésticos.
Jorge de Cappadocia na Eurásia [ editar ]
Albânia e Kosovo [ editar ]
Conhecido como Shën Gjergj, será comemorado em 6 de maio, pois coincide com a data de nascimento do herói nacional Gjergj Kastrioti.
Alemanha [ editar ]
No século IX (ou talvez mais tarde no século XI ), o Cântico de São Jorge aparece na Alemanha . A música, baseada em precedentes latinos e escrita em alto alemão , conta o martírio do santo. É atribuído ao primeiro poeta conhecido na alta língua alemã, Otfrido de Wissenbourg (cerca de 800 - depois de 870), embora a existência da música só possa ser demonstrada a partir do século XI. A origem pode estar no mosteiro de Prüm , ao qual o imperador Lothair I (840–855) doou um braço cortado e dissecado, dizendo que era uma relíquiade San Jorge. Isso fez dele o centro da veneração dos francos .
No entanto, a alta língua alemã indica uma origem na ilha monástica de Reichenau . Por volta do século IX - graças à mediação do arcebispo de Mainz e abade de Reichenau Hatto III (891–913) - uma caveira atribuída a George chegou de Roma , entre outras relíquias. A igreja de Sankt Georg foi construída para esta relíquia .
Esta igreja, no século XX, declarou um Património Mundial pela Unesco , tem preservado pinturas murais do século X com cenas da vida de Jesus retirado dos Evangelhos . Como resultado, Reichenau tornou-se um grande centro de veneração a Jorge da Capadócia, que estendeu sua influência ao convento de Sankt Georgen (1084/1085) na Floresta Negra . A principal cidade da Floresta Negra, Freiburg im Breisgau , tem St. George como seu patrono.
França [ editar ]
Georgia [ editar ]
St. George é o patrono da Geórgia . A bandeira atual é uma cruz de São Jorge e o escudo tem uma representação do santo a cavalo matando o dragão.
Os georgianos se autodenominam Kartvelebi (ქართველები) e seu país Sakartvelo (საქართველო). O nome ocidental de "Geórgia" é derivado do persa گرجی Gurji através do jurj árabe . [ compromisso necessário ]
A escrita do nome foi influenciada pela raiz grega geōrg- (γεωργ-, a mesma raiz de Γεώργιος 'Georgios') e pela etimologia popular , acreditava - se que o nome fosse de São Jorge.
A palavra persa گرجی Gurji e o relacionado armênio Vrastan parecem estar relacionados ao nome Iberia , com perda do i inicial e substituição do b por w ou v . [ compromisso necessário ]
Para os georgianos, São Jorge é comemorado em 23 de novembro , uma tradição que vem diretamente da festa do deus Luno (Jorge branco).
Grécia [ editar ]
Para os eslavos de Corinto , a celebração do "São Jorge Verde" assume o aspecto folclórico de um ritual para obter chuva .
Espanha e Portugal [ editar ]
A Coroa de Aragão [ editar ]
Em 1096 , os anfitriões do rei Sancho Ramírez de Aragón cercaram a cidade de Alcoraz , perto de Huesca . Depois de receber ajuda de Zaragoza , os sitiados conseguem matar o rei, mas vencem a batalha de Alcoraz , segundo a tradição, graças ao aparecimento de São Jorge. Mais tarde, o rei Pedro I de Aragão conquista Huesca depois de invocar a ajuda do santo. Diz a lenda que no mesmo dia ele estava ajudando os cruzados em Antioquia e que, em um ponto da batalha, um cavaleiro teutônico subiu na garupa de seu cavalo; depois, esse mesmo cavaleiro se envolveu na batalha de Alcoraz.
Especialmente a partir do século XIII, surgem numerosas lendas e aparições no reino. Assim, Jaime I, o Conquistador, conta que, na conquista de Valência, o santo apareceu: «São Jorge apareceu com muitos cavaleiros do paraíso , que ajudaram a vencer a batalha, na qual nenhum cristão morreu. Mais tarde, o rei Jaime conta da conquista de Maiorca que " como os sarracenos lhe disseram , eles viram pela primeira vez um cavaleiro branco com armas brancas a cavalo ", que ele identifica com Jorge.
O patrocínio de Jorge da Capadócia sobre os reis de Aragão e, por extensão, sobre toda a Coroa de Aragão é oficialmente reconhecido em meados do século XV, durante o reinado de João II de Aragão e Navarra, que o nomeou patrono do Reino e da Delegação da Geral, a principal instituição da instituição, caso os tribunais não sejam convocados.
- Atualmente, em 23 de abril , o dia de São Jorge é um feriado em Aragão, que comemora esse dia no dia de Aragão .
- A cruz de San Jorge aparece no terceiro trimestre do Escudo de Aragão , juntamente com quatro cabeças mouriscas, representando a vitória de Pedro I na batalha de Alcoraz , o primeiro grande marco da reconquista e onde 40.000 homens lutaram por Huesca em 1096 O escudo é completado pelo quartel Sobrarbe Tree (jurisdições que defendiam a lei sobre o rei segundo a tradição), La Cruz de Íñigo Arista (ligação entre Aragão e Navarra), a chamada Cruz de Alcoraz , introduzida como o emblema de Pedro III. Grande no século XIII, e os bares de Aragão , cuja existência e uso pela casa de Aragãocomo emblema heráldico data do reinado de Alfonso II el Casto . As barras eram o emblema dos reis de Aragão que, como outros senhores da Idade Média , eram vassalos de Roma e Avignon ; as cores do emblema são as mesmas usadas pelos papas . Mais tarde, tornou-se o símbolo da Coroa de Aragão ).
- Pedro IV, o Cerimonial, promoveu a devoção dos reis de Aragão a São Jorge e adotou como moeda heráldica uma cimera com um dragão . Daí a estrutura que fez Jorge patrono de Aragão, por ser seu rei, e com ele todos os reinos que compunham a Coroa de Aragão. A pelagem modelo de Aragão, como foi aprovado após a transição espanhola , é impresso para a primeira vez em Zaragoza nas tipografias alemãs e "Grão-Mestre Paulo Hurus " a dezembro de setembro de 1499 .
- A cruz de São Jorge é o primeiro emblema da Generalitat da Catalunha . Atualmente a cruz aparece no escudo de Barcelona .
- De acordo com o Costumari Català de Joan Amades , o fato de que George é o patrono dos cavaleiros que é por causa da ajuda dada ao Rei Pedro I de Aragão na batalha de Alcoraz , em Huesca, no ano de 1096 contra os muçulmanos . Para agradecer a ação, o rei o nomeou não apenas patrono da cavalaria, mas também da nobreza do reino de Aragão . Este conselho de administração estendeu-se à posterior Coroa de Aragão, que cobria o Condado de Barcelona .
- Na Catalunha, a festa do dia de São Jorge também foi difundida em meados do século XV . Em 1456, o patrocínio se torna oficial ao declarar os tribunais catalães em 23 de abril como feriado. 2 A festa acabou no dia dos namorados: o amante dá uma rosa vermelha ao amado . Mais tarde, espalhou-se o costume de que, como contrapartida, as mulheres dariam um livro a seus entes queridos.
- Em Montblanch, a lenda de São Jorge e o dragão é representada em 23 de abril, pois é comemorada a ocorrência dos eventos na cidade. E em San Clemente Sasebas há uma procissão para a Rocha Encantada, onde deveria haver um grande tesouro que só pode ser encontrado naquela noite.
- O santo é muito reverenciado em Alcoy e Bañeres , onde as celebrações de " mouros e cristãos " ( mouros e cristãos de Alcoy , e mouros e cristãos de Bañeres ) são celebradas em sua homenagem nas celebrações de mouros e cristãos de Alcoy. todos são tão espetaculares que, nos dias 22, 23 e 24 de abril, dias em que essas festas são comemoradas, a cidade de Alcoy é adornada e as ruas do centro de Alcoy estão lotadas para ver os diferentes eventos cheios de história e beleza que fazem desta cidade uma importante atração turística.
- Além disso , em Bañeres , a famosa lenda do dragão e da princesa é apresentada a cada três anos , organizada pela Associação da Llegenda de Sant Jordi .
Resto da Espanha [ editar ]
- Ele é patrono de Olmedo de Camaces e Santiago de la Puebla , ambas cidades da província de Salamanca , que celebram sua festa em 23 de abril, assim como os habitantes de San Esteban de Nogales , província de Leão , cuja capela é mantida. uma relíquia: o capacete dos santos matadragones . No dia de San Jorge, os habitantes da cidade visitam o eremitério, do outro lado do rio Eria . Os meninos carregam a bandeira, atravessando a ponte de artesanato. Além disso, uma dança (dança) com paus é realizada.
- Jorge de Capadocia é padroeiro da cidade de Cáceres , sendo feriado local em 23 de abril e comemorado na noite de 22 de abril (véspera do dia do patrono) com a queima do dragão na Plaza Mayor.
- Ele é patrono de Santurdejo . No dia de suas férias, danças e procissões são celebradas em sua homenagem. Antigos doentes de todos os cantos se aproximaram da igreja de San Jorge em Santurdejo e circulavam ao redor dela para serem curados pelos milagres do santo.
- Ele é patrono de Villanueva de Alcardete , ( Toledo) Nesse dia, 23 de abril, são celebradas missas e procissões. Novenario, vésperas, verbenas, música e folclore completam um programa abrangente que a irmandade ou a Câmara Municipal organizam e financiam. No mesmo dia 23, à tarde, é feita uma oferta com os presentes que os vizinhos fazem ao santo. Antigamente, os animais eram doados e depois leiloados, e a coleção era usada para as obras do santo e de sua irmandade. Agora, donuts, pães, etc. são leiloados. As instituições de caridade típicas também são feitas (bolos de farinha sem sal ou fermento assados no forno) que são adquiridos para ajudar a manter o feriado. Já em 1606, este festival era comemorado com touros, como consta no arquivo da Câmara Municipal, mas o clima impede um ano e outro também de que os toureiros, às vezes, nem conseguem fazer o passeio.
- Ele é patrono de Aldea del Rey , Ciudad Real . Neste município de La Mancha estão o Convento Sagrado de Calatrava, o Castelo La Nueva e o Palácio Clavería , também pertencentes à Ordem de Calatrava.. Por alguns anos, o feriado é comemorado no fim de semana após 23 de abril. Sexta-feira é feriado local, no sábado as vésperas são celebradas em homenagem ao Santo e domingo é o grande dia em que a missa é celebrada pela manhã e à noite uma procissão que percorre as principais ruas da cidade. localidade e à qual todos os irmãos desta irmandade frequentam. O crachá da irmandade é uma banda cruzada com as cores da bandeira da Espanha e da Cruz da Ordem de Calatrava bordada ao centro.
- Nas Astúrias, ele é chamado San Xurde e é responsável por matar o Cuélebre, que é uma cobra grande que é representada por crina, orelhas, asas de morcego (quando antiga) e guarda um grande tesouro em uma caverna ou ao lado de uma fonte que protege os Xanas. Será com a chegada do cristianismo quando o famoso deixar de ter o papel de guardião, mudando-o para o de um dragão devorador de gado e virgens. O Cuélebre só pode ser morto enfiando uma espada no pescoço ou alimentando-o com um pedaço de pão cheio de alfinetes ou pedras aquecidas a vermelho.
- Jorge de Cappadocia é patrono da cidade de Santurtzi, em Santurce castelhano. É também a origem etimológica do nome da população cujas origens são um eremitério ou um mosteiro dedicado a este santo no século XI.
Portugal [ editar ]
Parece que os cruzados franceses que ajudaram Alfonso I de Portugal na conquista de Lisboa em 1147 introduziram o culto a Jorge em Portugal . No entanto, acredita-se que não foi até a época de Afonso IV que o nome de São Jorge foi usado como um grito de guerra , em vez de Santiago .
Nuno Álvares Pereira , policial de Portugal e profundo devoto do santo, considerou Jorge o campeão da vitória de Aljubarrota contra os castelhanos .
Também Juan I de Portugal foi dedicado a Jorge. Tanto que substituiu Santiago por Jorge como padroeiro de Portugal. Em 1387, ele ordenou que sua imagem a cavalo fosse tirada na procissão de Corpus Cristi , uma tradição que também se estendia ao Brasil .
Já em 1386 , Inglaterra e Portugal - também com o patrocínio de São Jorge - assinaram a aliança anglo-portuguesa , que ainda está em vigor.
Hungria [ editar ]
As figuras de São Jorge e São Martinho estão intimamente ligadas aos cultos religiosos húngaros, mesmo antes da fundação do reino da Hungria , por volta do ano 1000 . Segundo as crônicas e lendas , o rei Santo Estêvão I da Hungria liderou seus exércitos contra o líder dos pagãos Cupan , no ano de 997, sob as bandeiras de São Jorge e São Martinho .
Durante os trezentos anos seguintes, St. George e St. Martin foram adorados em várias igrejas e mosteiros, embora a partir da canonização do rei SanLadislao I da Hungria no ano de 1192 , ele remeteu.
Em 1326 , o rei Carlos I da Hungria fundou a primeira ordem leiga de cavaleiros do mundo, a Ordem de São Jorge , que atesta que, no século XIV, seu culto ainda era de grande importância na Hungria .
Em 1373, os irmãos húngaros Martín de Koloszvár e Jorge de Kolozsvár , mestres escultores, fundaram uma estátua de bronze de São Jorge, provavelmente um presente do rei Luís I da Hungria ao seu aliado imperador Carlos IV do Luxemburgo , também rei deBohemia , que foi colocada em Praga .
A partir da segunda metade do século XIV, prevaleceu o culto ao rei Cavaleiro Ladislau I, da Hungria : tornou-se uma tradição cunhar moedas com sua imagem.
Segundo um estudo realizado na Hungria em 1808 , 59 assentamentos receberam o nome de São Jorge. No entanto, levando em consideração os documentos e manuscritos existentes, estima-se que antes de 150 anos de ocupação turca otomana nos séculos XV e XVI, o número de locais nomeados em homenagem a St. George foi aproximadamente o dobro daqueles que apareceram no estudo. Assim, concluindo todos os ausentes na lista do ano 1808 foram destruídos anteriormente. 3
Durante os trezentos anos seguintes, St. George e St. Martin foram adorados em várias igrejas e mosteiros, embora a partir da canonização do rei SanLadislao I da Hungria no ano de 1192 , ele remeteu.
Em 1326 , o rei Carlos I da Hungria fundou a primeira ordem leiga de cavaleiros do mundo, a Ordem de São Jorge , que atesta que, no século XIV, seu culto ainda era de grande importância na Hungria .
Em 1373, os irmãos húngaros Martín de Koloszvár e Jorge de Kolozsvár , mestres escultores, fundaram uma estátua de bronze de São Jorge, provavelmente um presente do rei Luís I da Hungria ao seu aliado imperador Carlos IV do Luxemburgo , também rei deBohemia , que foi colocada em Praga .
A partir da segunda metade do século XIV, prevaleceu o culto ao rei Cavaleiro Ladislau I, da Hungria : tornou-se uma tradição cunhar moedas com sua imagem.
Segundo um estudo realizado na Hungria em 1808 , 59 assentamentos receberam o nome de São Jorge. No entanto, levando em consideração os documentos e manuscritos existentes, estima-se que antes de 150 anos de ocupação turca otomana nos séculos XV e XVI, o número de locais nomeados em homenagem a St. George foi aproximadamente o dobro daqueles que apareceram no estudo. Assim, concluindo todos os ausentes na lista do ano 1808 foram destruídos anteriormente. 3
Inglaterra [ editar ]
O rei Eduardo III da Inglaterra (rei de 1327 a 1377 ), conhecido por promover o código de cavalaria, fundou a Ordem da Liga em 1348 e nomeou Jorge como seu santo padroeiro .
Os antigos arquivos da ordem foram destruídos pelo fogo, mas acredita-se que em 1344 ou 1348 , Eduardo III proclamou George da Capadócia como patrono da Inglaterra . Embora seu culto tenha sido reprimido na época da Reforma pela Igreja da Inglaterra , a capela de São Jorge em Windsor (concluída entre 1483 e 1528 ) permaneceu a sede da ordem.
Em 1818 , o então príncipe regente e mais tarde o rei Jorge IV da Inglaterra criaram a Ordem Distinta de São Miguel e São Jorge para reconhecer serviços extraordinários no campo diplomático .
Jorge é um dos personagens principais do poema Faerie Queen ('A Rainha das Fadas'), de Edmund Spenser , considerado um dos mais belos poemas da língua inglesa.
Aparece no livro I como o Cavaleiro da Santidade Redcrosse ('Cavaleiro Sagrado da Cruz Vermelha'), protetor da Virgem Maria . É assim que Jorge da Capadócia pode ser interpretado como parte da Igreja da Inglaterra, mantendo e apoiando a dinastia Tudor de Elizabeth I da Inglaterra .
Itália [ editar ]
Na Itália, o culto a Jorge de Cappadocia foi generalizado. Em Roma , Belisario (por volta de 527 ) colocou sob a proteção de Jorge a Porta de San Sebastián ( Porta San Sebastiano ) e a igreja de San Jorge em Velabro , onde foi transferido logo após outro crânio do santo, descoberto no patriarcado de Latrão do Papa Zacharias ( 744 - 752 ). Algumas cidades italianas, incluindo Gênova , Ferrara e Reggio Calabria , têm St. George como patrono.
Rússia [ editar ]
A imagem de Jorge da Capadócia aparece no antigo escudo imperial e no moderno escudo nacional. Era o antigo emblema dos exércitos russos e deu seu nome à primeira ordem militar do país .
A Igreja Ortodoxa Russa celebra sua festa como padroeira da Rússia em 6 de maio . O "Grande Mártir George, portador de troféus" é venerado na forma de um ícone desde a Idade Média. A galeria de ícones de Novgorod da Universidade Estadual da cidade tem uma coleção de ícones do santo dos séculos XII ao XVI .
Ucrânia [ editar ]
A festa de St. George é em maio. Nessa data, a cerimônia é celebrada na Ucrânia , que é a festa de São Jorge e o festival da primavera. St. George é o patrono da Ucrânia, a região de Kiev , o principal santuário de Galitzia e a cidade Leopolis - Catedral de St. George , as cidades mais antigas de Volodimir-Volinski , Kamianets-Podilskyi e algumas dezenas de cidades.
Belarus [ editar ]
Na República da Bielorrússia, é comemorado em 23 de abril no início da primavera: os camponeses se afundam na grama encharcada pelo primeiro orvalho e abençoam a terra. Por outro lado, a festa está relacionada à prosperidade e ao cuidado dos animais: os animais são esfregados com um ovo para torná-los mais frescos.
Malta [ editar ]
A festa é realizada na ilha de Malta no quarto domingo de junho e em Gozo no terceiro domingo de julho. São Jorge é a principal invocação da capela de Aragão na Catedral de São João , em La Valletta , capital de Malta.
Sérvia e Montenegro [ editar ]
Nos dois países da Sérvia e Montenegro, St. George é um dos clientes. Como na Rússia, a Igreja Ortodoxa Sérvia e a Igreja Ortodoxa Montenegrina comemoram sua festa em 6 de maio . Há uma ilha perto da costa de Montenegro chamada St. George , com um mosteiro dedicado ao santo.
San Jorge no mundo [ editar ]
Argentina [ editar ]
St. George é o patrono arma de Cavalaria de Exército Argentino , assim por diante 23 de abril comemorou seu dia. Ele também é o patrono de uma cidade na província de Salta chamada Pichanal .
Chile [ editar ]
Na comuna de La Cisterna, localizada no setor sul da capital Santiago, existe um clube de hóquei em patins chamado HC San Jorge, cujo distintivo destaca a cruz do santo, além de um dragão vermelho, que lembra a lenda.
Colombia [ editar ]
No Exército Nacional da Colômbia, ele é o patrono da arma mais importante da força, a Cavalaria . O soldado da cavalaria, que acompanha a leal missão do Exército Nacional com seu trabalho leal, tem sido um recurso importante na defesa dos valores nacionais e reconhece nele um lutador, homem virtuoso que se esforça pela segurança e pelo progresso da pátria. ; O dia da arma de cavalaria também é comemorado em 23 de abril - fonte: [1]
Uruguai [ editar ]
St. George é o patrono Gun Cavalaria do Exército do Uruguai , mas seu dia é comemorado em 12 de outubro, quando a primeira carga do Leste Exército cavalo lembra o 12 de outubro de 1825, batalha de Sarandi.
Venezuela [ editar ]
Na Venezuela, San Jorge de Cappadocia é o patrono da arma de cavalaria e armadura, sendo comemorado em 23 de abril.
Etiópia [ editar ]
Segundo uma lenda, provavelmente gerada pelo rei Lalibela da Etiópia , quando ele terminava uma série de igrejas, São Jorge apareceu em sua armadura e montado em um cavalo branco. O rei disse que o santo militar o jogou na cara de que nenhum templo era dedicado a ele, então o rei começou a coletar mais impostos para construir um o mais rápido possível.
Foi assim que Bet Giyorgis ('São Jorge') foi construída, esculpida na rocha, uma das mais belas igrejas da Etiópia . A igreja é cercada por mitos e lendas que afirmam que ela foi construída pelos Templários no século XIII ou que mantém a Arca da Aliança Bíblica .
Brasil [ editar ]
Portugal levou o culto às suas colônias. Nos cultos afro-brasileiros , na Umbanda, San Jorge é identificado com Ogum ou Ogún (no Rio de Janeiro , Recife , San Pablo e Porto Alegre ), deus da guerra e das armas, que lida com ferro e com Oxóssi e Odé , no candomblé da Bahia . O africanismo também leva esse santo para representar Ogum, santo (orixá) guerreiro e protetor.
México [ editar ]
No estado de Durango do México, ele se declarou um empregador festejável em 23 de abril. Isto é devido à sua mitologia de defesa contra as "bestas", na cidade de Durango existem muitos insetos e aracnídeos (especificamente os escorpiões ).
Paraguai [ editar ]
Um santo tradicional do catolicismo global, com muitos seguidores no Paraguai. Ajuda a gerenciar ou resolver situações e pessoas complicadas e conflitantes. Basta colocar sob o seu pé o nome do que você deseja resolver, aplacar, domar ou derrotar, e São Jorge nos ajudará nessa tarefa. St. George, da Capadócia, foi um soldado do Império Romano que sofreu o martírio e a perseguição, no quarto século de nossa era. Muito popular desde então, a derrota de um dragão é atribuída à sua aparência milagrosa, entre outras vitórias. Se você quer vencer essa batalha, aqui está seu aliado.
Mecenato [ editar ]
São Jorge é ou foi padroeiro e protetor de vários países, regiões e cidades: a Coroa de Aragão , Inglaterra , Portugal , Geórgia , Grécia , Lituânia , Gênova , Calábria , Barcelona , Freiburg im Breisgau , Moscou , Cáceres , Olanchito , Síria , etc. .
Ele é um dos cavaleiros sagrados, protetor durante a Idade Média deste estado. Na Rússia, foi usado como o principal emblema de seus exércitos. Na Inglaterra e Provence, seu nome foi usado como um grito de guerra .
Várias ordens militares levam seu nome ou seus símbolos: a Ordem da Liga , a Ordem Teutônica , a Ordem de Calatrava , a Santa Ordem Constantiniana , a Ordem de São Jorge de Alfama , entre outras.
Ele também é patrono de várias outras profissões e atividades: fazendeiros, soldados, arqueiros, prisioneiros, ferreiros, circo, escultores, alpinistas, entre outros.
Também é protetor de animais domésticos. Seu nome é invocado contra cobras venenosas, doenças de pele, herpes, peste, lepra e sífilis e, nos países eslavos, contra o mau-olhado .
O mártir de San Jorge também é o padroeiro de Alcoy , uma cidade localizada na Comunidade Valenciana, que se destaca como os festivais mouros e cristãos mais conhecidos do mundo, declarados de interesse turístico internacional em 1980.
Ele também é reconhecido como o patrono do Movimento Escoteiro , especificamente do ramo Escoteiro. Ele foi escolhido por Baden Powel | l , o fundador do movimento, por seu exemplo de bravura e cavalaria.
Pela fé O druso (em árabe: durūzī دروزي, plural: durūz دروز) , é um Santo Protetor venerado e respeitado
Iconografia [ editar ]
São Jorge é geralmente representado a cavalo , geralmente branco, vestido no modo militar medieval, com palma , lança , espada e escudo . Foi o porta-estandarte vencedor, o campeão cavaleiro de dragões , o símbolo do mal a seus pés. Ele era o cavalheiro da mãe de Deus, Maria , equivalente na terra de São Miguel Arcanjo (que se distingue porque o último geralmente é representado com asas).
As "cores de São Jorge" (ou o que é mais comumente chamado de " Cruz de São Jorge ") são uma bandeira branca com uma cruz vermelha cujos braços atingem as extremidades. Pode ser visto frequentemente no escudo de São Jorge em fotos e outras representações. Também foi adaptado nas diferentes entidades de que é o empregador, como a bandeira da Inglaterra , a da Geórgia , etc.
São Jorge na arte [ editar ]
As pinturas mais famosas do santo foram feitas por Dürer (em 1503 ), Donatello , Rafael e San Jorge e o dragão de Rubens , no Museu do Prado .
Há também algumas representações da lenda de São Jorge e do dragão na pintura de parede , como o San Jorge de Alfambra, de grandes dimensões e estilo gótico , datado por volta de 1490, e encontrado no Eremitério de Santa Ana , Alfambra (Teruel) . Seu nível de detalhe nas roupas que já anunciam o Renascimento é notável, além de estar relacionado ao patrocínio de Fernández de Heredia , um dos membros de sua linhagem que aparece na cena seguinte.