Diálogo com Pai Joaquim de Angola !!!!
Certa Vez em terra sentando em meu toco se aproximou um filho de fé se ajoelhou me olhou e disse : Ah meu velho eu sou sair da Umbanda nada funciona eu me dedico ao máximo me entrego e não vejo nada mudar estou de saco cheio estou cansado isso tudo aqui não passa de mentira.
Pacientemente eu com um carinho de pai que acolhe um filho em desespero passei a mão no rosto daquele filho de fé é disse :
Filho olhe em sua volta , olhe cada pessoa que esta dentro desta casa você acha que elas também não passa por problemas , você acha que a vida delas e um Jardim sem espinhos. Filho nada adianta você colocar o branco aqui durante a gira mas quando você passa daquela porteira pra fora você julga , você condena as pessoas. Em seu lar você não respeita sua mãe e seu pai em dias que não tem sessão você para na porta de um boteco e bebe até perde os sentindo é sem se dar conta e sugado por obsessores.
Filho o trabalho da Umbanda ultrapassa o espaço físico de um terreiro não adianta ser Somente boa pessoa aqui dentro é lá fora ser uma má pessoa.
A Escolha e sua de sair ou não desta casa mas tenha certeza que eu jamais irei sair da sua vida. Que este humilde velho jamais deixara de vibrar por você Serei sempre este velho pai , amigo de sempre você estando ou não de roupa branca. Porém lembre-se meu filho se você não se permitir mudar você não vai ver melhora alguma em sua vida.
Quando eu velho levantei a cabeça o filho de fé estava chorando e pedindo perdão por não ver que a culpa das coisas não estarem dando certo era somente dele , ele compreendeu que um guia sozinho não pode fazer tudo se seu aparelho não colaborar .
Foi aí que peguei este filho pela mão e levei ele até o congá e disse: filho não é a este velho que você deve pedir perdão fique de joelhos eleve seu pensamento e converse com pai oxalá peça a ele o perdão, pois oxalá ele esta de braços abertos sempre acolhendo todos os filhos de fé sem distinção, ele acolhe , ele abriga mas ele pai oxalá também ensina ele ensina que se você não caminhar nada vai mudar.
Mudança de hábitos este e o verdadeiro ensinamento da Umbanda. Enquanto o filho chorava de joelhos enfrente a imagem de Oxalá eu voltei pro toco novamente para trabalhar além dele tinha outros filhos para explicar que a força da Umbanda vai além de um Congá.
Pai Joaquim de Angola