terça-feira, 4 de maio de 2021

OCUTÁ A PEDRA SAGRADA

 


Nenhuma descrição de foto disponível.Dentro do candomblé, nada é mais valioso que saber fazer a pedra falar...

O Orisa é a pedra dentro do Igbá!

Que se complementa com favas, raizes, elementos diversos...

Não adianta termos conhecimento!

Sem termos a malícia que só o dia dia nos ensina para fazer a pedra falar...

Um dia meu pai fez um teste comigo que vou contar:

Mais ou menos pelos meados do ano de 1995...

Eu tinha 5 anos de Santo!

E meu pai chegando ao terreiro colocou uma esteira no chão...

E disse que era para que eu tomasse um banho de folhas...

Vestisse uma roupa de ração limpa e sentasse na esteira...

Me deixou esperando mais ou menos por 1 hora...

E já impaciente indaguei se podia sair de lá?

Ele disse que eu era muito apressada!

E que esperasse que ele iria dizer o que queria...

Pois ele foi tomar café, ficou conversando com o povo que estava lá...

E nada de me falar o que queria!

Depois de infintas horas ele mandou a ajoie dele chamada de Mãe Cilinha...

Buscar três pedras dentro de um coite e pediu que eu escolhesse uma...

Logo pensei que iria virar de santo!

Pois tudo naquela época que acontecia Iyawo virava...

Mas nada, nada aconteceu!

Então disse que eu colocasse a pedra na minha frente e ficasse olhando para ela..

Vendo formato, cheiro, cor, textura, e assim fiz...

E ele mandou que eu não saísse de lá!

Fiquei entediada de tanto analisar aquela pedra...

Ainda mais imaginando o porque daquilo...

Bom, ele voltou depois de um tempo!

E disse que era para levar aquela pedra para casa...

E que fosse observando ela!

E cantando todos os dias uma cantiga de um determinado orisa...

E não deixasse ninguêm colocar as mão nela...

Obedeci, fui para casa e depois de 15 dias fazendo o que ele me pediu...

Coliquei aquela pedra na bolsa e voltei para o terreiro...

Quando cheguei lá a primeira coisa que ele me perguntou foi da danada da pedra...

E mostrei para ele que estava comigo e que tinha feito tudo como tinha ordenado...

Mandou me sentar novamente na esteira e tirou a pedra de mim...

Pouco tempo depois chegou com umas 30 pedras...

E mandou eu dizer a ele qual delas tinha ficado comigo aqueles dias...

Foi um susto para mim!

Pois eram muitas!

Mas com muita atenção eu a achei e mostrei com convicção...

Meu pai sorriu e me elogiou!

E perguntou se eu tinha ouvido a pedra cantar comigo...

A cantiga que ele falou para cantar todos os dias...

Dei risada e meio no respeito e no deboche disse que pedra não falava...

Pai balançou a cabeça e disse:

Minha filha essa pedra ficará em seu futuro jogo de buzio...

E ela será Esú, aquele que trará o recado dos orisa...

E se você perguntar para ele algo e não ouvir a pedra falar...

Não adiantará ter um jogo de buzio!

Fiquei de olhos arregalados e sem fala!

Quando perguntei qual era a magia para conseguir escutar as palavras da pedra..

Ele respondeu, que era a malícia do dia a dia do meu conhecimento que faria isso!

Que a magia estava dentro de mim!

Era só abrir os ouvidos e escutar!

Mas de uma coisa não poderia esquecer jamais...

Que era cantar para essa pedra sempre!

Assim ela reconheceria minha voz e me responderia quando precisasse de resposta...

E até cantaria comigo!

Até hoje essa pedra fala comigo!

E você, já encontrou sua pedra?

(Contos do Candomblé)

Saravá Fraterno, Axé Filhos de Umbanda!

Pai Jonathas de Ogum.'.