sábado, 15 de maio de 2021

O CRIADOR E A FORÇA DA NATUREZA

  


Nenhuma descrição de foto disponível.Perguntaram-me qual era a bíblia da Umbanda?

Ao que respondi...

A Natureza!

Insistente e sem entender o interlocutor...

Ainda "desafiou":

- Mas como você conhece a palavra do Senhor?

Respondi:

Não sei como são suas palavras...

Assim como se estivessem num livro...

Mas conheço sua obra!

Que me parece mais importante...

- Mas as Leis do Senhor estão na sua Palavra...

A bíblia!

- Irritou-se o "curioso"...

- Leis?

- Também vejo com clareza na sua obra...

- Limitei-me!

- Você é iludido e confuso!

- Leia a minha bíblia e conhecerá a Palavra...

- E salve-se!

Revelou-se o "curioso" em toda sua nudez emocional...

Tentei respirar fundo!

Mas sem me controlar, repliquei:

- Meu caro "irmão", para nós Umbandistas...

- A Natureza é nosso livro sagrado...

- Nela lemos a obra do Criador...

- A vida exuberante e excelente...

- Nas cachoeiras vemos o seu Amor e Compaixão...

- Nas Matas vemos a sua Sabedoria e Alimento...

- Nos Campos vemos sua Sobriedade...

- Nos Mares a doação contínua de Vida...

- Para fluir a vida deste planeta...

- Quando compreendemos estas escrituras...

- Passamos a nos relacionar com integração...

- À esta verdade!

- E o passo seguinte é aprender sua Lei Sagrada...

- Lei esta que nos ensina que para viver em plenitude e harmonia...

- É preciso respeitar estas escrituras, a natureza...

- Amar toda forma de vida e doar-se para auxiliar...

- Quando algum desequilíbrio invade a fluência natural das coisas...

- É me respeitar respeitando o próximo...

- Em toda sua particularidade!

- Independente das minhas convicções...

- É render culto à esta Natureza...

- Reverenciar a vida e amar o próximo...

Não sem antes aprender a me amar...

- Aprendemos por simples observação desta Obra...

- Que Ele está em tudo e em todos...

- Pois é o Criador e a Criadora...

- É compreendido de forma peculiar em cada cultura...

- Em cada novo tempo, em cada agrupamento humano...

- Que tem muitos nomes e muitas formas...

- Que ninguém está errado e que suas religiões...

- São suas formas individuais de convencer-nos...

- Que muitos são os caminhos para o mesmo destino...

- E que toda sua Obra não cabe em todas as páginas...

- De todos os livros de todas a bibliotecas do mundo...

- Pois ali temos uma parte humana Dele...

- Que é muito mais do que somos capazes de interpretar...

- Para nós, os versículos são os dias...

- Os provérbios são nossas ações...

- E os cânticos é a Vida!

- O irmão, entendeu agora?

(Povo da Floresta)

Saravá Fraterno Filhos de Umbanda!

Pai Jonathas de Ogum.'.