terça-feira, 15 de outubro de 2019

Ezili Dantor

Ezili Dantor

A descrição mais comum de Erzulie Dantor é derivada desta variante de Nossa Senhora de Czestochowa.
Ezili Dantor (também escrito Erzulie com Danto ou Danthor) é o aspecto Petro da nação da família de lwa Erzulie, ou espíritos no Vodu haitiano. Ezili Dantor é considerada a lwa da mãecapuzmães solteiras em particular.Ela é mais comumente representada pela imagem da Madona Negra de Czestochowa cujas origens são acreditadas ser em cópias do ícone da Madona Negra de Czestochowa, foi trazida para o Haiti por soldados poloneses lutando em ambos os lados da Revolução Haitiana de 1802 em diante.[1] outras representações de Ezili Dantor incluem o Madona Negra, assim como Nossa Senhora de Lourdes e Nossa Senhora do Monte Carmelo.
Ezili Dantor está associada com o negro do Haiti, seu favorito sacrifício de animais, e as cores ouro e azul, às vezes verde e vermelho também para significar que ela é uma lwa Petro.

Adoração[editar | editar código-fonte]

Ezili Dantor está associado com o porco crioulo preto do Haiti, seu sacrifício animal favorito que lhe foi feito na famosa cerimônia de Vodou em Bois Caïman que inaugurou a Revolução Haitiana, [2] e as cores ouro e azul, às vezes verdes e também vermelhas para significar que ela é uma Petro Lwa. Ela é uma mãe guerreira de pele escura e cicatrizada como a Dahomey Amazons ou Mino que significa "Nossas Mães" na linguagem Fon.
Sua Irmã é Ezili Freda, retratada no Ícone Religioso Polonês como Criança Jesus vestido de rosa.
Suas oferendas favoritas incluem: um porco frito, prato conhecido como griotcreme de cacaorumFlorida Water perfume, e cigarros fortes sem filtro.