Egungun e Orumilá ou Ifá
Baba Egungun ou Egun ou até mais conhecido como Egum é um ancestral (relativamente é um ou vários membros de nossa família que desencarnaram).Na Nigéria, o culto a Egungun está relacionado aosancestrais. O povo Yoruba acredita nesta energia porque entendem que não existiria o presente e o futuro, sem a existência do passado. O culto é um dos mais difundidos em toda a população Yoruba. Na Nigéria são quase 30 milhões de pessoas que cultuam Egungun. Para se ter uma idéia da força desta energia, na Nigéria os três orixás mais cultuados são Exu, Ogun e Egungun.
Egungun é considerado orixá – ele é a única energia que dá ao homem condições de ser venerado depois de sua morte, dependendo do histórico da vida da mesma. O culto a Egungun é altamente mágico e secreto, por isso os Olojés (pessoas que tem o poder de manipular a energia de Egungun) são respeitadíssimos. Todas as pessoas podem se beneficiar da energia de Egungun para solucionar problemas no amor, trabalho, saúde, espiritualidade, etc. No Brasil o culto não é difundido como na Nigéria e apesar dos equívocos de alguns pais e mães de santo, na Ilha de Itaparica, existe o culto de Egungun considerado parecido ao da Nigéria. Em Itaparica o culto é totalmente secreto, talvez esse seja o motivo de não se ter cultuado através dos tempos, da escravidão aos tempos de hoje. O culto é equivocado no Brasil pois muitas pessoas dizem que Egun é energia negativa, e isso não é verdade. O que falta, talvez para as pessoas do Brasil, seria informações sobre Egungun. O povo Yorubá acredita em reencarnação, pois Egungun está interligando vida e morte: assim que uma criança nasce, eles fazem todo um procedimento para saber o destino da criança, manipulam oráculos, ou então pedem a ajuda de babalawo que através de ifá, sabem se a criança é uma encarnação de algum antepassado. Constatando-se o fato, é feito o ritual de ikomojade, onde a criança terá um nome e é apresentada para a comunidade com uma festa. Este ritual de ikomojade é feito dessa maneira: para o menino só depois de sete dias de vida e a menina após nove dias. O nome é muito importante para os Yorubás. Se os babalawos, ao consultarem o oráculo, constatam que a criança é uma reencarnação de um antepassado, determinam o nome de babatunde (para meninos) e iyabode (para meninas). Esses nomes são utilizados no caso de reencarnação dos avós. Existem outros nomes que são dados dependendo do que for analisado pelo oráculo, trazendo sorte ao destino da pessoa.
Egun = Babaegun (uma coisa só) = Energia positiva;
Oku orun (cidadão do orun) = Energia positiva;
Oku (espírito sem procedência) = Energia negativa.
VEJA AQUI ALGUNS NOMES DE EGUN, EGUM OU EGUNGUN:
(BÁBÀ ABICURE, ARÁSOJÚ, ALOJADE, BÁBÀ OJÚIRE, NILEKÉ, BÁBÀ AFERAN, DAN ORÚN, OMIODO, OJUINÃ, ONIRE, BÁBÀ YAO, ONILA, OKIM, NILÁ, ILEKÉ, BÁBÀ XIGUIDI).