QUANDO EM VIDA FOI UM GRANDE REI DE UMA TRIBO, NA CIDADE DE CANARINHO/ ÁFRICA. NO PERÍODO DA ESCRAVATURA, FOI APRISIONADO E ESCRAVIZADO PELOS PORTUGUESES, E LEVADO AO BRASIL ONDE DESEMBARCOU NA REGIÕES LITORANEAS DA BAHIA.
FICOU NA CONDIÇÃO DE ESCRAVO NA FAZENDA DOS COQUEIROS, TENDO SOFRIDO INCONTÁVEIS HUMILHAÇÕES, CHICOTEADO E EXPLORADO COMO UM ANIMAL.
E COM ATITUDES NOBRES DE UM REI, ESTE NEGRO PEDIA A OXALÁ, PERDÃO DE DEUS PARA O SEU SENHORES, POR TAMANHA MALDADE E FALTA DE AMOR NO CORAÇÃO.
COM 94 ANOS, OCORREU-LHE UM ACIDENTE COM UM CARRO DE BOI, VINDO A PARTIR DESTA VIDA MATERIAL.
COM FÉ, AMOR E HUMILDADE ESTE NEGRO FOI SALVO POR ZAMBI MAIOR (DEUS)! CONSAGRANDO-LHE UM GRANDE GUARDIÃO DAS LEIS DIVINAS, FAZERIA PARTE DA 1º LINHA NA UMBANDA QUE É A DOS PRETOS VELHOS.
O GRANDE CRIADOR LHE DEU VÁRIAS MISSÕES E UMA DELAS ERA QUE:.
PAI JOÃO TERIA QUE RESGATAR TODOS OS SEUS FILHOS QUE ANTES ERAM DO SEU REINO NA ÁFRICA E TAMBÉM AQUELES QUE O ACOMPANHARAM EM SUA CAMINHADA NO BRASIL, QUANDO ESCRAVO.
PAI JOÃO ACEITOU COM HUMILDADE, E DESDE ENTÃO VEM ACOLHENDO SEUS FILHOS QUE ESTÃO ESPALHADOS POR ESTE MUNDO, REENCARNADOS E A PROCURA DO SEU REI CAURÊ (VERDADEIRO NOME DE PAI JOÃO).