Joana Gunça é uma encantada que surgiu em Caxias com mais de três irmãs, Ida Gunça, Cármen Gunça e Maria Gunça, todas consideradas irmãs de Légua Boji. Veio para São Paulo trazida por Seu Zé Raimundo na cabeça de Oraci de Navê. Tem postura de vodum que faz bons trabalhos na linha de cura. Passa na babá (mãe) de umbanda Maria Helena Medeiros como codoense, irmã de Zé Raimundo. Em Manaus, é a “farrista” de Mãe Ivaneida.
O Caboclo Zé Raimundo Buji Buá da Trindade e Maranhense foi encantado com seus 16 anos nas águas do Maranhão na praia de Codó.
Codó é um importante centro de encantaria do Tambor-de-Mina. Pertence a Familia Légua Bugi Buá, é filho de Seu Légua boji buá da Trindade (Paraense) e Tóia Jarina (filha de Turco), trabalha na linha de Mina Nagô e Umbanda. Também no tambor e nas linhas de cura, fazendo o bem para as pessoas. Na linha de candomblé trabalha com outro nome que se chama Zé da Luz. Zé Raimundo é moreno claro, tem cabelo liso baixo, suíça alongada, 1m97, usa chapéu de palha, usa suas guias para proteção, sua espada e calça branca. É um camaroeiro (pescador) e tem gados.